Skip to main content

Blog da mell.ro

Aluguel na quarentena

Como fazer mudança na pandemia

Aluguel na quarentena

Como fazer mudança na pandemia

Por
14 de janeiro de 20217 minutos de leitura1203 visualizações

Quando trata-se de mudança de imóvel é evidente que toda a burocracia e organização gerarão uma preocupação. E, em tempos de pandemia, o medo e os cuidados vêm em primeiro lugar, podendo aumentar ainda mais a inquietude. Um passo a passo é sempre bem-vindo quando trata-se de algo novo e que demanda muita atenção e planejamento. Por isso, nada melhor do que uma mãozinha para se preparar e garantir a saúde e o bem-estar de toda a família. Vem com a gente aprender a como fazer mudança na pandemia de uma maneira mais segura!

Primeiros passos

Primeiramente, é importante organizar todas as etapas da mudança, além de tudo que será necessário para realizá-la. Ou seja, é preciso se programar e não deixar de lado as precauções contra o coronavírus. De início, será necessário encontrar os imóveis e marcar as visitações. Você pode ver mais detalhes sobre esses passos clicando aqui. Após fazer a análise e escolha do imóvel, podereá partir para as próximas etapas. Vejamos:

1 – Burocracia e definição da data da mudança

Assim que a escolha do imóvel é feita, é necessário informar ao proprietário do imóvel a decisão. Se você já mora em um imóvel alugado, também será preciso dar o aviso de saída ao proprietário. Esse aviso deve acontecer, no mínimo, 30 dias antes da saída oficial, para então seguir com o processo de encerramento do contrato e vistoria de saída. Após a assinatura do novo contrato, já será possível realizar o agendamento da mudança para o novo imóvel. 

2 – Preparativos para a mudança

Nesta etapa é necessário realizar outro planejamento até a data da mudança, ou seja, o empacotamento dos pertences, o transporte, a precaução…

Para as caixas de papelão, você poderá recolher várias em lojas e supermercados. Mas é importante que você possua caixas o suficiente para transportar tudo. Além disso, há também lojas de materiais reciclados que vendem caixas de papelão. Lá, você consegue comprar várias de tamanhos e espessuras diferentes por um preço acessível. É também uma super ação para ajudar a economia local! Ah, e não esqueça das fitas adesivas para fechar as caixas. Lembre-se também de escrever o que tem dentro para uma melhor organização depois!

Atenção! Ao trazer as caixas para a sua casa, não esqueça de fazer uma higienização adequada. O ideal é espirrar álcool líquido 70% com um borrifador por dentro e por fora. Mas caso isso não seja possível, deixe-as isoladas por no mínimo 24 horas antes de utilizá-las. Lave bem as mãos e utilize álcool ao entrar em contato com o material sem higienização ou sem quarentena!

 

Empacotamento de pertences durante uma mudança na pandemiaPara o empacotamento, tenha em mente que os diferentes itens demandam diferentes caixas, então aqui vão as dicas:
  • Para roupas e sapatos as caixas maiores funcionam! Apesar de fazerem peso, as caixas maiores suportam esses materiais. Mas lembrando que não é viável pegar uma supercaixa e querer colocar tudo lá dentro! Por isso, tenha moderação e pense que, caso você precise transportar em um carro ou havendo poucas pessoas para lhe ajudar, caixas menores serão mais eficientes;
  • Para itens frágeis como pratos, copos, xícaras, itens de decoração etc., caixas menores e mais reforçadas são ideais. É igualmente legal adicionar um símbolo para indicar qual o lado da caixa deve ficar para cima;
  • Para livros, itens pesados e pacotes que tenham pesos consideráveis, como alimentos não perecíveis, também demandam caixas menores e mais reforçadas. No entanto, para itens menores, caixas menores e menos reforçadas são o suficiente;
  • Alimentos que são perecíveis e que demandam refrigeração, o certo é levar em sacolas de compras e caixas de isopor.

Nesse sentido, lembre-se de começar o empacotamento das coisas que menos usa para as coisas que mais usa. Além disso, deixe as comidas e itens como os de higiene para a noite anterior ou para o dia da mudança.

Já para o transporte:

É necessário combinar com a pessoa ou com o serviço de transporte a data e o horário corretamente. Caso você opte por fazer por conta, lembre-se que provavelmente não conseguirá levar todos os pertences de uma vez só. A dica é levar primeiro as coisas mais pesadas, pois no final do dia, as mais leves serão mais fáceis de transportar!

 

Lembre-se de sempre utilizar máscara no período de transporte, bem como exigir que todos os envolvidos também utilizem. A máscara deve ser trocada a cada 2 horas ou quando já estiver úmida.

 

O recebimento das chaves é de acordo com o que foi combinado com o proprietário do imóvel. Pode ser após o pagamento da caução de aluguel ou, então, no próprio dia da mudança. Contudo, se puder recebê-las um pouco antes do momento da mudança, é o ideal! Antes do transporte, caso possível, vá até o imóvel para fazer uma higienização do ambiente, principalmente dos ambientes compartilhados, como banheiros e cozinha.

 

Como cuidar do pós mudança na pandemia

3 – Pós-mudança;

Seus materiais foram expostos a diversos fatores e um deles pode ser o coronavírus! Por isso, fique atento:

  • Materiais como plásticos e aço inoxidável podem manter o coronavírus vivo por até 72 horas, 24 horas em papelão e 4 horas em superfícies de cobre;
  • Prefira colocar as caixas de papelão em apenas um cômodo, principalmente se puder ser em um quarto que dê para fechar e isolar. Deixe-as isoladas por no mínimo 24 horas após a mudança caso não seja possível a esterilização;
  • Ao entrar em contato com os itens transportados, faça a higienização das mãos devidamente;
  • Prefira o borrifador para fazer a esterilização dos itens ou um pano com álcool 70%;
  • Evite sentar nos sofás e camas durante o período de mudança;
  • Traga as crianças e pets por último ou, se possível, no dia seguinte ou após a limpeza e esterilização dos ambientes e itens;
  • Para evitar contato com o vírus, deixe os pets isolados em um cômodo até a esterilização dos ambientes e itens;
  • Prefira fazer higienizações mais intensivas em móveis como sofás, camas, cortinas, mesas e cadeiras que já estejam no imóvel, principalmente se foram usados recentemente, assim como os móveis que foram transportados;
  • Se possível, lave os alimentos e utensílios logo após a mudança e antes de utilizar e consumir;
  • Faça uma limpeza em armários, vasos sanitários, maçanetas e pias. Ainda também nos controles remotos e demais áreas caso tenham sido utilizados recentemente.

É necessária muita atenção durante todo esse período por conta da contaminação, então lembre-se sempre:

  • Utilize álcool em gel ou líquido em borrifador sempre antes e após das visitações;
  • Use máscaras adequadas que protejam o rosto devidamente e troque-as a cada duas horas ou conforme umedecer;
  • Evite apertos de mão e mantenha o distanciamento social;
  • Não toque em lugares desnecessários durante as visitações, como balcões, mesas, cadeiras etc.;
  • Poupe utilizar banheiros durante as visitações;
  • Não coloque as mãos no rosto, cabelos e braços;
  • Se puder, não leve as crianças junto às visitações;
  • Tire as roupas e sapatos antes de entrar em casa;
  • Não tenha contato com idosos, pessoas dos grupos de risco e evite demais aglomerações durante e após o período de visitação e mudança.

Todo cuidado é pouco. Contudo, é possível fazer uma mudança de imóvel durante o período atual, porém sempre respeitando as medidas de prevenção e as leis de cada estado. Tenha em mente que assim como você e sua família podem contrair a COVID-19, também podem disseminar às outras pessoas!

Gostou desse conteúdo? Continue de olho em nossas redes sociais para receber mais informações e dicas sobre o universo imobiliário! 

Saiba mais sobre o que a Mellro tem a oferecer clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Liara Nadolny Przysiada

Author Liara Nadolny Przysiada

Escritora e revisora de textos. Navega pelo mundo imobiliário como inquilina e escrevendo artigos para a Mellro. Passear por cafeterias é seu hobby favorito!

Mais posts de Liara Nadolny Przysiada

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×